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Serviços / Certidão

CERTIDÃO

ESCLARECIMENTO AOS USUÁRIOS

Prezado usuário:

A partir de 1º de julho de 2018, passamos a fornecer certidões através de pedidos encaminhados por meio de nosso site (www.1ripoa.com.br), para envio pelos correios ao endereço indicado pelo solicitante, também para destinatários residentes em Porto Alegre.

Entretanto, queremos esclarecer acerca da maior demora no atendimento e dos maiores custos envolvidos quando o usuário opta por essa modalidade de atendimento.

A maior demora deve-se ao cumprimento das seguintes etapas: recebimento do pedido, confirmação do pedido e definição do valor a pagar, realização do depósito para pagamento, comprovação da realização do depósito, emissão das certidões e postagem junto aos correios (o que pode envolver em torno de cinco dias úteis, em média, podendo ser mais rápido se o usuário optar pela retirada das certidões prontas no balcão do Cartório).

Além disso, os maiores custos decorrem da cobrança do valor das despesas postais para envio (SEDEX), que será somado ao valor dos emolumentos relativos à prestação do serviço.

Cabe esclarecer que esse serviço não é vantajoso se comparado com a modalidade de AUTOATENDIMENTO, disponível na sede do Cartório, pelo qual as certidões são entregues, com o mesmo custo de emolumentos, em até 15 minutos.

Informamos que estamos desenvolvendo um sistema que agilizará os prazos de atendimento dos pedidos de certidões realizados através de nosso site e que está na dependência, também, da iminente ativação do funcionamento da Central de Registro de Imóveis – ONR (www.registradores.onr.org.br), por determinação da Corregedoria-Geral de Justiça do RS, o que estabelecerá a centralização do fornecimento on-line de certidões imobiliárias em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Registro de Imóveis

A Validade das Transcrições do Sistema Anterior a Lei Nº 6.015/73.

Clique aqui e leia mais

Para solicitar certidão referente ao Registro de Imóveis, deve ser mencionado o número da matrícula/registro ou transcrição/inscrição do imóvel e/ou o nome do proprietário, credor ou devedor e/ou a localidade do imóvel.

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Entretanto, queremos esclarecer acerca da maior demora no atendimento e dos maiores custos envolvidos quando o usuário opta por essa modalidade de atendimento.

A maior demora deve-se ao cumprimento das seguintes etapas: recebimento do pedido, confirmação do pedido e definição do valor a pagar, realização do depósito para pagamento, comprovação da realização do depósito, emissão das certidões e postagem junto aos correios (o que pode envolver em torno de cinco dias úteis, em média, podendo ser mais rápido se o usuário optar pela retirada das certidões prontas no balcão do Cartório).

Além disso, os maiores custos decorrem da cobrança do valor das despesas postais para envio (SEDEX), que será somado ao valor dos emolumentos relativos à prestação do serviço.

Cabe esclarecer que esse serviço não é vantajoso se comparado com a modalidade de AUTOATENDIMENTO, disponível na sede do Cartório, pelo qual as certidões são entregues, com o mesmo custo de emolumentos, em até 15 minutos.

Informamos que estamos desenvolvendo um sistema que agilizará os prazos de atendimento dos pedidos de certidões realizados através de nosso site e que está na dependência, também, da iminente ativação do funcionamento da Central de Registro de Imóveis – ONR (www.registradores.onr.org.br), por determinação da Corregedoria-Geral de Justiça do RS, o que estabelecerá a centralização do fornecimento on-line de certidões imobiliárias em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

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